• Tetra

Reciclagem

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu grande objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo assim a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.


A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Além de reduzir a necessidade de tratamento do resíduo e a emissão de gases do efeito estufa. Os benefícios da reciclagem são muitos, tanto para o meio ambiente, quanto para a economia.

Para o meio ambiente redução da acumulação dos resíduos, evitando a produção de novos materiais. Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados. A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontram nessa atividade uma oportunidade de negócio.

A reciclagem de materiais inicia com a separação do resíduo sólido e para ajudar na separação existe um padrão de cores que facilita a separação dos materiais para reciclagem. Geralmente, as lixeiras são: azul para papel ou papelão, vermelho para plástico, verde o vidro, amarelo destinada a metal, preto para madeira, laranja resíduos perigosos, o roxo para lixo radioativo, marrom o lixo orgânico e cinza para materiais não recicláveis.

Além de realizar a separação dos resíduos, há atitudes necessárias para adquirir práticas sustentáveis e de reciclagem e elas são conhecidas como os 5 R 's da reciclagem. São elas:

  • Repense os seus hábitos e comportamentos de consumo;

  • Reduza o desperdício;

  • Recuse descartáveis e outros vilões da natureza;

  • Reúse e procure alternativas para os objetos sem utilidades;

  • Recicle qualquer material reciclável.