• Tetra

O processo da Usinagem e seus Benefícios


Como somos apaixonados por processos industriais, falaremos hoje sobre os processos de usinagem, que de forma geral estão presentes em vários aspectos do nosso dia a dia, mesmo que passem despercebidos. Esses processos, podem ser feitos tanto em materiais metálicos quanto em não metálicos, surgindo assim diversas categorias para o termo usinagem voltado a indústria, entretanto, hoje vamos enfatizar algumas técnicas usadas e benefícios de usinar.


O que é usinagem?


Usinagem refere-se ao processo de transformar a peça bruta em um objeto que capaz de exercer uma função desejada, para isso, muito se utilizada de máquinas ou ferramentas adequados para essa transformação .


Processos de usinagem


A seguir, listamos 5 técnicas muito utilizadas pela indústria, para transformar os materiais brutos em desejados.


Eletroerosão


Ao contrário de todas as outras listadas abaixo, a eletroerosão é um processo de usinagem no qual o desbaste de material não é obtido pelo contato mecânico entre uma ferramenta de corte e a peça de trabalho, mas, é feita pela ação de descargas de capacitores elétricos.







Torneamento



Considerado a técnica mais antiga de usinagem, a operação consiste em rotacionar a peça em torno de um eixo principal de rotação da máquina e por meio de algumas ferramentas, pode-se moldar superfícies de revolução.





Roscamento



Abre-se uma saliência inclinadas levemente as quais a peça ao girar, percorre uma trajetória já determinadas pelos filetes.





Brochamento

O brochamento serve para a obtenção de quaisquer superfícies com auxílio de ferramentas multicortantes. No brochamento, uma ferramenta multicortante translada, enquanto a peça permanece estática. A superfície usinada resultante é geralmente curva e o grau de acabamento é ótimo.




Brunimento


Processo de usinagem por abrasão utilizado para acabamento de furos cilíndricos de revolução. Nesta operação, a ferramenta opera em trajetórias helicoidais e todos os grãos ativos da ferramenta abrasiva.




Benefícios da Usinagem


A utilização dessas técnicas é justificada pelos aspectos citados abaixo, como:


Menor custo de produção

Peças usinadas costumam ser mais baratas para se produzir por conta da menor quantidade de processos posteriores necessários para um produto de qualidade com o menor desperdício de matéria prima.

Maior precisão

Como a usinagem visa a extração de material com peças computadorizadas o que resulta em uma grande padronização do produto final.


Melhor índice de qualidade

As peças de aço usinadas possuem uma maior durabilidade e resistência.



Sabe o que mais esses processos têm em comum ?


Eles proporcionam melhorias em seu processo e podem ser adaptados conforme sua necessidade. Recentemente, a Tetra Jr. proporcionou um serviço de usinagem para a Aperam, na qual foram processadas mais de 600 peças por meio da Eletroerosão, que contribuíram diretamente na qualidade, confiabilidade e economia no desenvolvimento dos processos da empresa. Acreditamos que podemos te ajudar, seja por meio da realização da algumas técnicas de usinagem, consultoria, valorização e redução de resíduos dos processos.


Converse com um consultor especialista!







Referências:


Tudo o que você precisa saber sobre usinagem. Biolub Química, 7 de maio de 2019. Disponível em: https://biolub.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-usinagem/. Acesso em: 08/09/2020.