• Tetra

Metalurgia do pó: uma alternativa na reciclagem de materiais metálicos


    Nós já falamos sobre a reciclagem de materiais no modo geral aqui no nosso blog, mas uma dúvida que algumas pessoas tem é sobre a reciclagem para os materiais metálicos.

     Atualmente, muitas sucatas de materiais metálicos são reaproveitadas pelas siderurgias para a fabricação de aço, porém outros resíduos de processos industriais comuns, como a usinagem, podem ter destinos diferentes.

     A usinagem se baseia em desbastar uma peça metálica para dar forma e criar um objeto ou peça funcional. É um processo que muitas vezes gera muito desperdício de material em forma de cavacos, conhecidos pela sua forma helicoidal. Mas esses cavacos podem ser reaproveitados e utilizados na fabricação de novas peças através da chamada metalurgia do pó.

A metalurgia do pó se inicia na moagem do material metálico que vai ser reciclado, geralmente aço ou ferro fundido, para se obter pequenas partículas desse material. A partir daí, é feita a mistura desse pó com outros materiais para conferir propriedades desejadas ao produto final.

      Depois, essa mistura de pós é compactada no formatado desejado e levada ao o forno para passar pelo processo chamado sinterização, que utiliza o calor para converter o pó conformado em uma peça sólida. Após a sinterização, essa peça pode passar por acabamentos ou tratamentos térmicos e está pronta pra ser utilizada.

      A técnica da metalurgia do pó traz esse benefício do reaproveitamento dos materiais metálicos, juntamente com a vantagem de poder criar peças em formatos que a usinagem, por exemplo, não conseguiria.

     

Se quiser saber mais sobre a Engenharia de Materiais e suas possibilidades, acompanhe o nosso blog! Para saber mais sobre nossos serviços e qual deles pode ajudar sua empresa e projeto, acesse nosso portfólio: http://tetrajr.com.br/portfolio/


Fonte:

HASEGAWA, Haroldo Lhou. Metalurgia do pó: uma introdução aos fundamentos e conceitos teóricos. Sorocaba, v.1, ago. 2013.