• Tetra

As mulheres na engenharia


O meio da engenharia sempre foi estereotipado como uma área composta apenas por homens, mas cada vez mais esse cenário vem mudando devido à luta das mulheres para conquistar este espaço.

Segundo uma pesquisa sobre a engenharia como emprego no Brasil feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2003 os homens representavam 83,2% dos engenheiros empregados, um número bem grande. Já em 2013, as mulheres aumentaram sua participação na área e o número de engenheiras empregadas passou para 20,8%, sendo que há 10 anos atrás esse número era de 16,8%. Embora de forma discreta, esse crescimento ocorreu continuamente e tende a continuar.


Além do aumento no número de empregadas, a pesquisa também mostra um aumento no salário das mulheres, que passou de 70,3% para 79% em relação aos homens de mesma profissão.

Apesar desse crescimento, o cenário da engenharia que esperamos é aquele em que realmente haja a igualdade, e a luta das mulheres para que isso aconteça ainda continua muito forte e com um caminho longo a ser percorrido. Nós da Tetra esperamos que possamos comemorar o quanto antes essa conquista!


Fontes:

https://www.fne.org.br/upload/documentos/publicacoes/PerfilFNE_net.pdf

https://fatorjunior.com.br/blog/o-numero-de-mulheres-engenheiras-esta-crescendo