• Tetra

Aplicação de Polímeros na indústria automobilística.


Já percebeu que os carros atuais tem muito mais plásticos que os antigos?


O primeiro carro surgiu em meados de 1886 sua fabricação era composta completamente por metais, o que conteve desvantagens como a ferrugem e o peso. Devido ao avanço tecnológico, começou a ser aplicado diferentes tipos de polímeros no setor automobilístico.

Na fabricação dos automóveis de última geração, procurando um produto mais leve, econômico, confortável e seguro a engenharia de materiais vem se destacando com a aplicação de diversos materiais poliméricos para a construção de novos automóveis. Com isso, a utilização desse material para o setor automobilístico oferecem alguns benefícios como:


Sustentabilidade e economia: Dois fatores importantes para a sociedade atual, o plástico, por ser mais leve, permite um consumo energético menor, sendo capaz de reduzir a emissão de gases quando comparado aos carros antigos e pesados feitos puramente de metais. Quando termina sua vida útil, seus resíduos oferecem melhores logísticas para se reciclar, assim, agredindo menos o meio ambiente quando comparado aos carros antigos. Portanto, traz satisfação para o meio empresarial e para o consumidor por meio de tecnologia, inovação, conforto e por um preço muito mais acessível.

Fonte: https://www.lubrifika.com.br/


Segurança: é outro ponto que os polímeros vem gerando impacto, pois muitos meios de proteção como o airbag e o cinto de segurança na sua fabricação é utilizado um determinado tipo plástico. Outro detalhe relacionado é que os carros atuais ao sofrerem impactos, os polímeros ajudaram os engenheiros a projetarem que a lataria absorva o impacto, trazendo mais segurança para os passageiros e motorista.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/



Os principais tipos de polímeros utilizados na fabricação de automóveis modernos:


Polietileno de Alta densidade (PEAD)

Suas principais característica estão relacionadas a boa resistência térmica, baixa permeabilidade, boa processabilidade e baixo custo.Geralmente são aplicados em reservatórios de água do para brisa, sistema de distribuição de combustível e tanque.


Policarbonato (PC)

Tem como vantagens ótima transparência, alta resistência ao impacto, boa estabilidade dimensional, propriedades elétricas, resistência às intempéries, resistente a chama, capacidade de refletir luz e estabilidade de radiações ultravioletas. São utilizados na fabricação de faróis, lanternas e painel de instrumentos.


Poliamidas (PA)

Material que possui resistência à tração, alta temperatura e excelente estabilidade dimensional. Utilizados em dutos de captação de ar, engrenagens, conectores do sistema de injeção e sistema de freio de estacionamento.


Poli(metacrilato de metila) (PMMA)

Contém boa transparência e resistência ao impacto e às intempéries. Aplicado em fibra ótica e lanternas.

Poli(tereftalato de etileno) (PET)

Possui alta resistência mecânica, térmica e química, boa transparência e impermeabilidade. Utilizado principalmente na carcaça de bombas, do limpador de para-brisas e de componentes elétricos.

Polipropileno (PP)

Tem como características essenciais alta resistência mecânica e química, aos solventes e às intempéries, excelente flexibilidade e durabilidade, baixo custo. É mais aplicado na cobertura de volantes e amortecedores, painel de portas e de instrumentos, para-choques, porta-luvas, revestimento de bancos, porta-malas e tetos.



São diversas as aplicações dos polímeros na indústria automobilística e também os diversos benefícios que esse material ao ser utilizado traz para a sociedade, para o ambiente e para seu bolso. Esse é um serviço de pesquisa e desenvolvimento que utiliza de uma seleção de materiais, no qual a tetra Jr. desenvolve em seu portfólio, buscando o melhor material para sua aplicação. Para mais informações, contate nos e um de nossos consultores ajudará você e sua empresa no desenvolvimento.


.

.

.

#sustentabilidade #economia #inovação #tecnologia #selecaodematerias