• Tetra

Aplicação de materiais cerâmicos na construção civil



Os materiais cerâmicos são muito utilizados há muito tempo como base na construção civil, relatos apontam que o mesmo material foi usado em diversas construções dos nossos antepassados. Produtos cerâmicos são provenientes basicamente da argila e são peças basilares de edifícios, casas domésticas e pavimentos em todo o mundo.


As cerâmicas são materiais naturais ou sintéticos preparados a base de óxidos e não óxidos, ligados por ligações mistas (iônicas-covalentes), e podem ser classificadas como cerâmicas tradicionais, vidros, abrasivos, cimentos e cerâmicas avançadas.


As etapas de processamento dos produtos cerâmicos determinam as propriedades do material e consequentemente as suas aplicações, entre as características das cerâmicas, se destacam a leveza, elevada dureza e baixa tenacidade, fatores estes que possibilitam a aplicação dos materiais cerâmicos em diferentes setores da construção civil, desde a fundação, até os acabamentos.

A diversidade de matérias primas permite que a indústria fabrique e coloque no mercado da construção uma gama enorme de produtos cerâmicos, entre os quais os utilizados na construção civil. Os quais serão exemplificados a seguir:


Tijolos



A cerâmica por ser um material composto de argila e outros minerais, faz com que ela seja um dos materiais de construção com maior durabilidade.

Os tijolos, quando são sobrepostos e rejuntados, formam as paredes de alvenaria, que traduzem as estruturas das casas e prédios, sendo possível a aplicação de outras formas.


Telhas cerâmicas



A telha cerâmica é muito comum na construção de casas domésticas que também pode ser chamada de telha de barro, ela é muito utilizada por trazer uma temperatura mais estável para o ambiente e por ser um produto de grande custo/benefício.


Entre muitas telhas ela é ótima para absorver a umidade e contém grande resistência e durabilidade. Essa durabilidade é excelente pois elas sofrem a grande exposição do sol, chuva e vento.


Revestimentos cerâmicos



Revestimentos cerâmicos se tornam um material mais higiênico trazendo uma facilidade de limpeza, algumas possuem propriedades antibacterianas, ingrediente ativo dentro do esmalte que é resistente ao crescimento bacteriano. Além das sofisticações para as construções por serem materiais que criam uma barreira térmica que evita que a casa esquente ou esfrie demais mantendo a temperatura do ambiente estável.


Louças cerâmicas



Dentre os materiais classificados como louças cerâmicas, se destacam as louças sanitárias, como lavatórios, vasos e pias. Esses equipamentos são feitos por meio de moldagem de peças e o vidrado externo é obtido por meio de pinturas da peça, com um esmalte de bórax e feldspatos, os quais podem receber as mais variadas cores, devido ao uso de pigmentos coloridos.