• Tetra

A seleção de materiais num projeto


No planejamento de um projeto é sempre esperado que todas as variáveis sejam levadas em conta, para que não haja erros no momento da execução. Isso não é diferente nos projetos de engenharia. Mas em questão de material que será utilizado em um projeto ou produto, como é feita a escolha da melhor opção?

O número de materiais cresceu muito nas últimas décadas e tendem a aumentarem ainda mais com as evoluções que a ciência e pesquisa vem trazendo. Hoje, já temos entre 40 e 80 mil materiais diferentes, incluindo aqueles que variam em questão de tratamento térmico e composição.

    Pra que se chegue na melhor opção de material a ser utilizado num projeto, o profissional precisa seguir vários critérios. Primeiramente, ele precisa analisar qual a condição de operação que o material vai estar submetido e assim levantar as propriedades necessárias para executar essa função corretamente.


Depois, ele deve verificar quais serão os possíveis tipos de degradação que o material sofrerá enquanto estiver operando, para assim evitar possíveis futuras falhas de projeto, trazendo um conforto em questão de que vidas humanas serão preservadas evitando-as ou então devido ao tempo e dinheiro economizados num projeto sem falhas. Uma das degradações mais corriqueiras na indústria é a corrosão, que é a causadora de muitos gastos em reparações.

Finalmente, depois dessas variáveis serem levadas em conta, deve-se analisar a questão econômica, pois dependendo do projeto em questão não é viável a utilização de materiais de preço elevado.

  A realidade é que raramente um material reúne uma combinação perfeita de propriedades, sendo muitas vezes necessário reduzir uma em benefício da outra, mas sempre mantendo a questão da segurança do projeto.

   

 Isso é apenas um pouco sobre a seleção de materiais, um dos serviços que prestamos. Para saber mais sobre nossos serviços e qual deles pode ajudar sua empresa e projeto, acesse nosso portfólio: http://tetrajr.com.br/portfolio/


Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4254520/mod_resource/content/1/Aula%202%20Seleção%20de%20materiais.pdf