• Tetra

A caracterização de materiais e a sua importância em projetos



Desde que a Química se tornou uma área de estudos bem estabelecida, novas substâncias até então desconhecidas passaram a ser estudadas profundamente, de forma a obter mais informações acerca delas e assim definir suas propriedades.

Da mesma forma, a Engenharia de Materiais utiliza de técnicas de caracterização para obter informações de diversos materiais, como suas propriedades mecânicas, ópticas, elétricas, etc. Essas técnicas instrumentais de análise investigam aspectos relacionados à composição e estrutura dos materiais que estão ligadas às propriedades físicas e químicas dos mesmos, que nos dizem respeito às propriedades citadas anteriormente. Assim, essas técnicas nos auxiliam a determinar as possíveis aplicações de um dado material.

        Um exemplo simples desses instrumentos de caracterização é o microscópio ótico, que nos permite avaliar a estrutura superficial dos materiais por meio de ampliação de imagem de até 1.000 vezes. Se quisermos ir além nos estudos das propriedades um material temos a microscopia eletrônica de varredura, uma espécie de microscópio que utiliza elétrons para a ampliação de imagens, que podem ser de até 1.000.000 de vezes. Ambos instrumentos são utilizados constantemente em projetos que a Tetra realiza, além de muitos outros aparelhos com tecnologia de ponta que temos acesso através dos laboratórios da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira, onde a empresa foi fundada.

       

Para saber mais sobre nossos serviços e qual deles pode ajudar sua empresa e projeto, acesse nosso portfólio: http://tetrajr.com.br/portfolio/


Fonte: 

https://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/coqui/TCC/Monografia-TCC-Pedro_B_Gomes-20151.pdf