• Tetra

A análise de falhas na Engenharia de Materiais


Em uma indústria, independente de qual área de atuação, se tem vários processos de produção que possuem etapas que se repetem milhares de vezes num único dia. Uma estrutura de uma construção também é exposta a eventos que se repetem diversas vezes. Esses são exemplos de locais que estão submetidos constantemente à esforços e cargas e que por isso são passíveis de falhas.

A falha é aquele evento indesejado no seu projeto ou processo que afeta diretamente a sua eficiência e segurança. Pode chegar a apresentar fratura e muitas vezes ocorre de forma silenciosa e inesperada. Pode colocar vidas humanas em risco, causar danos ambientais e econômicos, além da perda da confiabilidade naquele que executava ou executou projeto.

    Levando tudo isso em conta, a determinação da causa de uma falha é de extrema importância para sua correção e prevenção, mas não é um trabalho simples e depende de vários fatores. Muitas vezes as informações necessárias para a análise chegam incompletas, o que dificulta na escolha da técnica investigativa a ser considerada.


Essa área da Engenharia de Materiais evoluiu muito e atualmente novas técnicas analíticas estão disponíveis para caracterização e análise de falhas e a escolha dessas técnicas é regida principalmente pela urgência e disponibilidade monetária.

      De forma geral, esse não é um trabalho fácil, mas quando se tem profissionais qualificados para executá-lo fica mais fácil do resultado satisfatório e conclusivo ser atingido.

        A Tetra Jr. é um exemplo de trabalho bem feito nessa área, muito por contar com alunos qualificados e com suporte de professores experientes e também por ter acesso à laboratórios de ponta. Se quiser saber mais sobre nossos outros serviços e qual deles pode ajudar sua empresa e projeto, acesse nosso portfólio: http://tetrajr.com.br/portfolio/.


Fonte:

https://afinkopolimeros.com.br/analise-de-falha/