• Tetra

5 fatores para previsibilidade e solidificação do seu negócio

Um assunto que não costumamos tocar aqui no nosso blog é a importância da gestão da qualidade, em especial a documentação, padronização e constância em processos. Porém é um assunto de extrema importância para uma boa gestão e previsibilidade da sua empresa.

Com tantas mudanças ocorrendo no cenário empresarial, torna-se cada vez mais imprescindível ter-se um plano de negócios sólido e eficiente, capaz de crescer mesmo em tempos de crises. Atualmente, os conceitos de sucesso exigem mais que apenas lucros, pois o patamar ocupado pelo volume de filiais como um bom indicador de sucesso, hoje é ocupado por um processo sólido, otimizado, lucrativo e inestimável a seus clientes.



FATORES EXTERNOS

Para atingir um patamar sólido em sua empresa, é necessário uma série de requisitos com constância em todas as suas vendas, é essencial, um time de vendas capacitados, um bom atendimento ao cliente, produtos que impactam na sociedade, entre outros fatores que se dão como reflexo de uma empresa bem estruturada e organizada.


  • Time de comercial/vendas capacitados: um time de prospecção capacitado é uma das bases para o sucesso para qualquer empresa, seja de marketing ou comercial, são os responsáveis diretos pela obtenção de rendas. Empresa que não vende, fali. Portanto, invista com consciência em seu time de vendas, tenha um bom discurso, metas e estratégias bem definidas.

Indicação: https://outboundmarketing.com.br/ e https://rockcontent.com/


  • Atendimento ao cliente: tenha em mente que seus clientes são importantes, mas seu principal contato com eles são através de seus funcionários, assim, busque capacitar seu time de atendimento e planos para fidelização.


  • Produtos: o diferencial da sua empresa é o produto, sem ele, o restante da empresa não tem funcionalidade. Veja quanto e como ele impacta na vida das pessoas, certifica-se de padronizá-lo sempre com a melhor qualidade possível. Lembre que mesmo um produto “barato” não deve ser ruim.



FATORES INTERNOS

Nem mais, nem menos importantes que os externos, esse fatores internos são fundamentais para o sucesso a longo prazo de sua empresa. A exemplo:


  • Documentação: seja de processos ou financeiro, é necessário conhecer sua empresa para que as mudanças necessárias possam ser implementadas e os funcionários saibam o que esperar em todos os setores, causando assim uma previsibilidade confortadora e capaz de optimizar-se cada vez mais, por conhecer-se nos mínimos detalhes.

Indicação: Receita Previsível.


  • Planejamento estratégico: conhecer a realidade de sua empresa, as dificuldades, as metas e as necessidades são fundamentais para direcionar, planejar e criar cronogramas cujo objetivo é direcionar sua empresa para alcançar suas metas

Indicação: Práticas de Empreendedorismo, Casos e Planos de Negócio – Felipe Decourt



Como consequência da implementação desses fatores como culturas na empresa, temos o aumento dos lucros, solidificação e previsibilidade, pois quanto mais se conhece, mais simples fica para determinar o que é ou não essencial. Contudo, ainda contribui diretamente no desenvolvimento da produção e da estrutura de seu negócio, além de um ambiente mais participativo e eficiente de seus funcionários. Feito isso, o progresso de seu empreendimento será norteado por dados e por certezas.


DICA: Uma método eficiente para desenvolver e aprimorar alguns processos é realizando um mapeamento de como está seus setores organizacionais e produtivos, analisando metodologias com uma visão ampla e clara dos processos. Potencializando tudo que vem dando certo e modificando o que não apresenta bons resultados.